domingo, 9 de agosto de 2009

Ser Designer de Interiores

“Design” é uma palavra de origem inglesa, que se assemelha em sentido a palavra “desenho”. Porém, design significa muito mais que isso e, portanto, essa palavra não é traduzida. Um bom exemplo para essa justificativa é a função de um designer de interiores. Esse profissional não só “desenha” um ambiente, ele projeta o espaço, estuda a melhor forma de utilizá-lo, introduz e melhora os condicionantes naturais e artificiais, une beleza e funcionalidade, é entendedor da variedade de formas estéticas para este fim e - talvez essa seja a sua principal habilidade - reconhece a natureza humana dessa atividade. Na contemporaneidade, talvez o já exposto não descreva a totalidade das funções de um designer de interiores, o que torna a responsabilidade do profissional ainda mais complexa.
Desde um simples cômodo residencial até o interior de um complexo industrial: o papel de um designer de interiores compreende todo um bem-viver e um bem-estar do homem. E dentro dessa perspectiva, o designer pode tentar atender as necessidades de forma geral ou particular, ou seja, ele pode buscar o conforto de várias pessoas diferentes em um mesmo espaço ou agradar um grupo seleto em um ambiente particular. Além do uso convencional dos interiores, o designer também busca a beleza dos espaços temporários, como vitrinas, exposições, feiras, concertos, cenários (teatro e televisão), etc.
O que parece ser uma atividade simples, se mostra demasiadamente complicada. O design é a diferença entre dois produtos de mesma função, como uma sala de estar. Em tese, esse cômodo é utilizado para receber visitas, mas nem todas as salas de estar receberiam com o mesmo conforto todo tipo de pessoa. Existe, portanto, a necessidade de contemplar os desejos de uma boa vida. Para quem entende a complexidade desse objetivo, entenderá que um designer de interiores não é um decorador, alguém que acha bonito uma bicama ao invés de um beliche, ou alguém que usará o verde por ser uma tendência. O designer de interiores é um profissional que busca exteriorizar e materializar os anseios do corpo e da mente em forma de espaço.
Por Ben-Hur Bernard

4 comentários:

  1. A R R A S O U Ben!!Que fique bem claro nosso papel como profissional!!NÃO SOMOS MEROS DECORADORES....SOMOS DESIGNERS....DESIGNERS DE INTERIORES!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez: ARRASOOOOOOOOU!
    Amei AMEI AMEI =*

    ResponderExcluir
  3. MASSA!!! Designers de Interiores orgulhem-se da profissão! ;D

    ResponderExcluir
  4. Vcs também decoram escritórios?

    ResponderExcluir